Comércio


Comércio
O comércio baseia-se na troca voluntária de produtos. Ou por outra o comércio é uma actividade económica que consiste na troca ou vendas de produtos, mercadorias ou prestação de serviço.

Origem do comércio
A palavra comércio possui diferentes origens, sendo a grega a mais conhecida, originada do latim commercium, sendo ela a junção das palavras “com” que significa algo como junto ou conjunto e “merx /merc” que é algo como mercado, local de troca. Dessa forma comércio seria algo como “local de troca onde pessoas se reúnem”.
Pelo significado da palavra dá para se ter uma ideia do que ela representa… compra, vende e troca de bens e mercadorias.
Muitos historiadores costumam fazer uso da frase: “O comércio é tão antigo como a própria sociedade”. Embora o comércio tenha sua origem há milhares de anos, isso não é certeza, pois não existe nenhuma afirmação concreta de que os primeiros grupos de humanos realizaram algum tipo de transacção comercial.

Evolução do comércio
A actividade comercial é muito antiga, sendo datada desde a antiguidade e sendo praticada em diversos locais do mundo, por vários povos e civilizações. É bastante complicado definirmos a partir de qual momento começou ou foi inventada a operação comercial. Historicamente, tem-se o conhecimento que o processo de trocas de produtos foi o início do desenvolvimento da actividade comercial nas civilizações que se desenvolviam na antiguidade.
Depois foi criada a moeda como referência de valor para a realização das operações comerciais que se desenvolveram de tal forma que passou a existir o acúmulo de riquezas e o desenvolvimento dos grandes impérios comerciais existentes nos dias actuais. O comércio se desenvolveu de forma tal que hoje em dia, graças ao desenvolvimento tecnológico, podemos adquirir os produtos que desejamos sem precisar sair de casa, é o chamado comércio electrónico.

O Sistema de Trocas
Antigamente, o comércio era considerado local, pois era realizado apenas entre as pessoas de uma mesma civilização. Nas primeiras civilizações e comunidades, a maioria das pessoas vivia da agricultura, da pesca e da pecuária, e normalmente cultivavam ou geravam um único produto específico.
Devido a essa situação e ao desenvolvimento da agricultura e da pecuária, as pessoas começaram a ter estoque de materiais, pois acabavam produzindo mais do que as suas necessidades do dia-a-dia.
Com o passar do tempo, as trocas de produtos passaram a ficar cada vez mais complexas, pois:
a) Passaram a envolver um número cada vez maior de pessoas estavam envolvidas nos processos de trocas;
b) Muitas vezes os produtos disponibilizados para trocas não atendiam as necessidades das pessoas;
c) A dificuldade de realizar o transporte de produtos de grande porte;
d) Outras situações;
Tipos de comércio
   Ø  Comércio Interno
   Ø  Comércio Externo

Principais organizações de Comercio do mundo
As Principais organizações de Comercio do mundo são:
·         ALEDI – Associação Latina pró-americana de integração
·         OMC – Organização Mundial do comércio
·         OPEP – Organização dos Países Exportadores de Petróleo
·         OCDE – A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico
·         CEDEAO – Comunidade económica dos estados oeste Africano
·         OIT - Organização Internacional do Trabalho

Principais zonas do comércio do mundo
Principais zonas do comércio do mundo são:
   Ø  Estados Unidos da América
   Ø  Japão
   Ø  União Europeia

Produtos mais comercializados do mundo
Depois da Revolução Industrial, as empresas conseguiram produzir cada vez mais produtos em grandes escalas, graças também às linhas de montagem inseridas em 1908 por Henry Ford. Com isso, o consumo também aumentou, em grande escala. Todos os dias milhões de produtos são transaccionados pelo mundo.
1.      Coca-cola
2.      Lay’s
3.      PlayStation
4.      Toyota Corolla
5.      Ipad
6.      iPhone
Produtos Agrícolas: Milho, Arroz, Trigo, Café e Algodão.
Produtos Energéticos: Petróleo, Gás natural e Carvão mineral.
Produtos minerais: Ouro, Ferro, Cobre e Prata.

Enviar um comentário

0 Comentários